05/02/2011

Entrevista 2 - A gastronomia do Mato Grosso para o mundo.

Continuando nossa série de entrevistas... A Gastronomia do Mato Grosso para o mundo por Celia Rabelo.

Nascida em Goiânia a Publicitária Celia Rabelo, que se tornou Personal Chef dona de um buffet em Cuiabá - Mato Grosso responde algumas perguntas.


       Qual sua opinião sobre a gastronomia brasileira?
     
       A gastronomia Brasileira tem o sabor de seu estado, cada lugar tem
 seus temperos
 e seus ingredientes, suas frutas e por ai vai.
     Eu sou encantada pela gastronomia de Goiás, a fartura do pequi, do
 milho verde, da guariroba...
      Quando fui ao Pará vi que tinha ingredientes que eu nem conhecia e
 eram maravilhosos. As pessoas não tomam refrigerantes devido a grande
variedade de frutas
 nativas para sucos. Sem contar a variedade de peixes e castanhas que
tem por lá.
       Mas foi a gastronomia do Mato Grosso que me encantou e me fez entrar
na profissão. Ela tem sabor único, que você jamais vai experimentar em
outro lugar. O pacu peixe de água doce, sem espinhas é perfeito quando
pescado e saboreado ainda fresco á beira do Rio. Este sabor me
conquistou, é simplesmente maravilhoso.

       Desde que idade você gosta de cozinhar?
 
       Desde bem pequena acompanhava minha avó na cozinha, ela matava uma
galinha na fazenda e eu acompanhava cada corte até o cozimento.
       Para mim foi incrível quando eu mesma matei uma galinha, cortei
sozinha e a preparei, fazendo uma sopa de mulher parida pra uma amiga.

        

       Como você percebeu a necessidade de criar um negócio ligado a gastronomia
 na sua cidade?

        
        Eu não diria na minha cidade, mas no estado do Mato Grosso, a
necessidade sempre existe. Comida saborosa, saudável com sabor de
infância sempre vai vender eu tinha certeza disso.
      Eu queria algo saudável com ingredientes frescos, tipo comida
italiana. Com uma mistura de sabores do Mato Grosso. E também não
queria algo que trabalhasse todos os dias, ai optei pelo buffet, você
trabalha e descansa uns dias.
     Com o Blog, eu fiquei conhecida no estado e fora também, fazendo
festas pra família e amigos, a minha comida ganhou fama e hoje faço
festas até a 1.300 km da minha cidade.
     Eu tenho uma pra julho deste ano interior de São Paulo.

     

     Quais foram às dificuldades?
 
     As dificuldades foram na minha cidade, ainda no início, as pessoas
queriam me contratar pra fazer o que as cozinheiras da cidade já
faziam, Tipo fricassê de Frango e  salgados fritos. Nunca fiz, porque
meu cardápio é diferente e bem variado, eu queria que as pessoas
 experimentassem outros sabores e fiz várias degustações na minha casa
e que não deram certo. Comecei a buscar festas em outras cidades, até
mesmo Cuiabá e foi um sucesso cada evento.

    

      Qual tipo de festa mais aparece nos Sabores&Eventos?

     Casamentos e inauguração de empresas. Faço jantares com entradinhas e
os coquetéis em finger food.

    
      Doce ou salgado?
 
     Salgado.

     
De onde surgiu a idéia de escrever um livro?

     As pessoas me pedem muito receitas típicas do Mato Grosso,e resolvi
escrever um livro com essas receitas Cuiabana, Indígena e Pantaneira.Elas são a história da região.
    Este é um livro online, que deveria ser distribuído pra todos meus
seguidores no blog e do Twitter. Mas não pode ser doado e enviado a
todos porque fui contratada por uma
    Editora com patrocínio do Governo para publicar. Claro vou ter que
refazer ele todo pra ser publicado, com fotos profissionais e tudo
mais. Em breve ele será lançado em todo país.

    

     Quais receitas e dicas poderão encontrar no livro?
 
     Algumas receitas indígenas a base de peixes são bem saborosas e
possuem uma linda história. As Pantaneiras com cordeiro são
maravilhosas, o pacu assado a moda
   Cuiabana, a farofa de bananão, Pacu pizza, o pacu seco com arroz é de
um sabor único, peraputanga grelhada com shoyo e o palmito de pupunha
assado. Dicas de como tirar espinhos dos peixes, como desinfetar o
pacu, como secar o pacu combinar ingredientes da região.

     

      Qual seu segredo gastronômico?
 
      Eu ouvi a Roberta Sudbrack falando que ela não tinha cardápio porque
dependia do que o mar oferecia no dia. Ela é sábia. Ai está meu
segredo, nas compras. Tudo fresquinho e de boa qualidade, a escolha
dos ingredientes da época, cordeiro fresco, peixes frescos, carnes
fresquinhas do dia mesmo. Frutas, legumes e verduras da região e dá
época mesmo.


Sabore&Eventos

E-mail - celiarabelo@gmail.com

Twitter: @celiarabelo


Siga-nos no twitter @cheffcarla

Nenhum comentário:

Postar um comentário