10/02/2011

Entrevista 3 - Nutrição e Gastronomia

     Ádila Karina Neves Mizrahy Nutricionista especializada em Obesidade, emagrecimento e atuante na área de Qualidade de Vida Empresarial, diretora técnica da VIVANUTRI. Responde algumas perguntas.

     Como você descobriu que queria ser nutricionista?

     Sempre me preocupei com a minha alimentação, mas no 1º ano do 2º grau (agora mudou o nome e eu não sei qual é) que conheci a profissão e o que um nutricionista podia fazer. Me apaixonei.

     Como foi a idéia de criar a VIVANUTRI  e quais dificuldades encontrou

     Quando morava em BH, recém formada e recém casada, fui procurar emprego. Elaborei um material de consultoria e levei em uma das mais conceituadas nutricionistas de lá. Ela me contratou para implantar o meu projeto na FIAT. Quando vim para SP resolvi criar a VIVANUTRI e dar continuidade ao trabalho que desenvolvi em BH, atendendo os funcionários das empresas no local de trabalho deles, elaborando cardápios para escolas, aulas de educação nutricional para crianças etc.

     Dieta ou reeducação alimentar e por quê?

     Reeducação alimentar com certeza! Porque dieta não muda hábitos alimentares em longo prazo. Você pode conseguir perder peso, mas se não mudar o hábito e voltar a fazer tudo o que fazia antes da “dieta”, o peso com certeza volta também. Na reeducação alimentar você aprende a comer bem, de tudo e a quantidade ideal pra você, até mesmo dos docinhos. Assim, você consegue adotar uma alimentação saudável  e manter.

     Qual a principal diferença Diet&Ligth?

     Diet é sem açúcar, ideal pra diabéticos. Light tem 25% a menos de calorias totais em comparação ao mesmo alimento comum.

     Quais os tipos de adoçantes você sugere para os diabéticos?

Eu particularmente gosto do Sucralose e Estévia, mas podem usar também os aspartame ou ciclamato e sacarina sódica desde que não sejam hipertensos.

     Quais necessidades identificadas no mercado para pessoas com alergia, doença ou restrição á algum alimento?

     Hoje é muito mais fácil porque temos muitas lojas especializadas e alimentos sem lactose, sem glúten, sem açúcar, 0% de gordura para quem te alergia, intolerância ou uma restrição alimentar. Porém seria interessante se pudessem ser mais baratos pois, são bem mais caros que os produtos comuns. Outra necessidade é a de serviços específicos para essa população especial, por exemplo, um Buffet com cardápio de festa de criança sem glúten ou sem lactose, ou sem chocolate.

    Qual sua opinião sobre a gastronomia aliada a nutrição?

    Acho que elas sempre devem andar juntas. Uma refeição nutritiva, sem gosto e com apresentação feia, ninguém quer comer por mais que seja saudável, seja em casa, restaurante ou hospital. Hoje podemos trocar produtos que realçam sabor e fazem mal à saúde por ervas e temperos saudáveis. A idéia é aliar produtos saudáveis com uma gastronomia saudável. Amo a idéia de fazer um prato saudável, gostoso e com boa apresentação.  

    Receitas indicadas por Ádila Mizrahy

Cassata Diet de Morango


INGREDIENTES
 
1 caixa de morangos
2 caixas de gelatina de morango diet
250 ml de água fervente
250 ml de água gelada
1 caixa de gelatina de morango diet
125 ml de água fervente
125 ml de água gelada
300g de ricota 
2 colheres (sopa) de adoçante dietético 
2 xícaras (chá) de leite desnatado gelado
MODO DE PREPARO
     Lave os morangos e corte-os ao meio (reserve alguns para decoração). Dissolva as duas caixas de gelatinas na água fervente e acrescente a água gelada. Leve à geladeira até ficar no ponto de clara em neve. Unte uma fôrma levemente com óleo e distribua uma camada de gelatina e uma parte dos morangos picados, por cima jogue o restante da gelatina e leve à geladeira. Dissolva a outra caixa restante de gelatina de morango na água fervente e misture à água gelada (reserve). Bata no liquidificador a ricota, o adoçante e o leite desnatado por 2 minutos. Acrescente a gelatina de morango dissolvida. Retire da geladeira a fôrma preparada com a gelatina e os morangos e coloque por cima da gelatina o creme de ricota. Leve para gelar por 3 horas. Desenforme e decore com morangos
     Valor Energético 82 kcal / Carboidratos 7 g / Proteína 8 g / Lipídeos 3 g 
Rendimento: 10 Porções
Quibe de Frango Ligth
Ingredientes 

500 gramas de farinha para quibe
sal, pimenta e limão a gosto para temperar
1 colher de (sopa) de maionese light
500 gramas de filé de frango cru moído
2 a 3 cebolas picadas em cubos
1 maço de cheiro-verde picado
folhas de hortelã


Modo de Preparo:
      Deixe a farinha de molho em água para inchar (preferencialmente de um dia para o outro). Retire o excesso de água, espremendo com um pano de prato. Misture todos os outros ingredientes (exceto a maionese) e amasse bem. Unte uma fôrma grande com um pouco de azeite de oliva e coloque a "massa", de modo que tenha uma altura de aproximadamente 5cm. Corte ainda cru em pedaços retangulares e cubra com a maionese reservada, levando em forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos.



VivaNutri
Twitter: @adilamizrahy











Visite também o Fotolog http://fotolog.terra.com.co/cheffcarla
Siga-nos no twitter @cheffcarla
 

Um comentário:

  1. Muito útil a matéria e as receitas, vou fazer depois falo se fica gostoso rsrsrsrs.
    bjs

    Silvana Faria

    ResponderExcluir